Como não aparecer online no WhatsApp: 5 dicas!

Imagem: Reprodução/Pexels/Alok Sharma

.

Que o WhatsApp é o melhor aplicativo da sua categoria, parece não haver dúvidas: oferece várias opções aos seus usuários, assim como possibilidades ilimitadas de uso de uma mesma conta em vários lugares, de modo simultâneo. Agora, algo que é constantemente criticado por parte de muitos usuários é a ausência de privacidade em alguns processos do app. Isso ficou claro, por exemplo, com a questão das novas políticas de privacidade – as quais foram vistas de modo muito negativo, por grande parte da mídia especializada em geral.

Outro ponto excessivamente criticado é a não-possibilidade de desativar o status “online” para os próprios contatos. Por mais que isso não exista de maneira oficial dentro do app, é possível sim ficar offline (ou quase isso) para seus contatos. E hoje vamos mostrar alguns meios interessantes. Acompanhe.

Utilize o modo avião

Se quer responder suas mensagens com tempo e tranquilidade sem aparecer como “online” para seus contatos, ative o “Modo Avião”, do seu celular. Claro, durante o tempo que a opção estiver ativada não será possível receber novas mensagens, dos seus remetentes, porém também nenhum registro de ação no app será mostrada, como “escrevendo”, ou “online”.

Essa é uma solução um pouco mais simples e, por vezes, pode se tronar repetitiva demais, dependendo da sua necessidade, porém já se mostra como eficaz em muitos casos.

Um app que pode te ajudar: FlyChat

Antes de mostrar esse app extremamente interessante, é bom dizer que ele é gratuito em quase todas as opções, mas existem algumas funções que devem ser “compradas”, dentro do app. Mas sua versão gratuita já conta com opções bem interessantes. A única limitação do app é que não é possível enviar áudios ou baixar documentos. Mas só pelo fato de conseguir responder mensagens de texto do Whats, sem aparecer com status online ou “digitando”, já há um grande avanço no quesito da privacidade.

Para quem utiliza o WhatsWeb

Existe uma extensão no Google Chrome, para utilitários do WhatsApp Web, chamada de WA Web Plus For WhatsApp, tida como extremamente confiável por muitos usuários e que, além de tirar os status “online” e “escrevendo”, conta com opções para borrar mensagens, fotos e nomes de contatos na tela principal, ocultando a visibilidade de terceiros. Claro, todas essas opções só estarão disponíveis no WhatsApp Web, porém já se torna extremamente importante.

Tirar o visto por último

É, como dissemos, não há uma opção para ficar “offline” no WhatsApp, ou seja, é impossível ficar invisível para seus contatos, porém é possível desativar o visto por último do seu app e assim não entregar quando você esteve online pela última vez – oque já é um grande avanço. Para isso, dependendo de como é seu sistema operacional, há duas opções:

  • no Android, que será necessário clicar nos três pontinhos, parte de cima da tela e selecionar “Configurações”, daí “Conta”, “Privacidade”, “Visto por Último” e escolher a opção “Ninguém”;
  • Já no IOS, vá até “Ajustes”, “Conta”, “Privacidade, “Visto por Último” e escolha “Ninguém”.

Desativar confirmação de leitura

Ao desativar confirmação de leitura, ninguém nunca mais saberá quando visualizou ou não uma mensagem – menos em grupos, onde isso continua sendo válido, ou seja, será possível ver quando você visualizou uma mensagem. Se combinarmos essa opção de desativar confirmação, mais tirar o visto por último, tem-se o máximo de privacidade possível a ser alcançado só com opções nativas do app. Claro, o status “online” permanecerá, porém já se atinge outro patamar em relação ao seu uso do Whats.

E para mais dicas como a de hoje…

Inscreva-se no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, trazemos dicas diárias de software, gestão de empresas e MUITO mais. Confere aí, tenho certeza que não vai se arrepender. Valeu e um abraço.