4 dicas para evitar que outras pessoas vejam suas conversas no WhatsApp!

Imagem: Reprodução/Freepik

.

Ressaltamos, inúmeras vezes, muitas funcionalidades do WhatsApp em nosso blog, pois ele se tornou um aplicativo multifuncional, que abrange as opções de conversa e chamadas de áudio e vídeo, indo até as áreas financeiras, referentes à pagamentos e transações com o WhatsApp Pay.

Há um detalhe, porém, que acaba sendo um grande empecilho na vida de alguns usuários do WhatsApp. E é justamente o cuidado para que pessoas indesejadas não vejam as conversas, sobretudo se existem indivíduos que não devem ter acesso ao que é somente do seu cunho privado. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como se prevenir contra esse problema. Veja-as, a seguir.

Proteção por biometria

Com a proteção por biometria, outras pessoas não conseguirão abrir seu WhatsApp, em hipótese alguma – desde amigos que queiram te prejudicar, até mesmo ladrões, depois de um furto. Claro, vale a pena lembrar que o seu celular deve contar com a tecnologia de impressão digital, já que alguns modelos antigos não possuem esse benefício.

Os passos para ativar a impressão digital são simples: vá até “Configurações > Conta > Privacidade > Bloqueio por impressão digital”. Aí, selecione a opção “Desbloquear com impressão digital” e escolha após quanto tempo o desbloqueio será solicitado, após o aplicativo estar fechado (Imediatamente, após 1 minuto, ou após 30 minutos):

Após a confirmação dessa opção, a função já estará disponível nas próximas vezes que utilizar o aplicativo.

Ativar verificação em duas etapas

Com seu app aberto, vá até “Configurações > Conta > Verificação em Duas Etapas”. Aí, escolha a senha de seis dígitos que é requisitada, assim como se irá inserir um e-mail, o qual é opcional. Assim, você ficará protegido até mesmo de ladrões e clonagens do seu WhatsApp. Veja um exemplo abaixo:

Assim, você se manterá protegido contra ataques externos – tais como tentativas de roubo/clonagem do seu WhatsApp.

Ocultar mensagens nas notificações

Essa opção se mostra muito útil em vários sentidos, mas sobretudo com destaque para o fato de que algumas pessoas curiosas não conseguirão mais ter a pré-visualização das suas mensagens. Esse processo funcionará de modo diferente em cada sistema operacional, mas no Android se dá da seguinte forma: “Configurações > Apps e Notificações” e selecione a opção “Notificações”. Aí, desative os apps que não mostrarão mais as pré-visualizações no seu celular:

Veja na imagem ao lado que nas opções de notificações do Android é possível selecionar, de um a um, quais aplicativos exibirão notificações e, mais abaixo, se vão ser exibidas notificações na tela de bloqueio, ou não. No exemplo ao lado, desmarcamos a opção do aplicativo WhatsApp. Nesse sentido, o mesmo não exibirá notificações no nosso smartphone. Vale o mesmo para os outros apps.

Em dispositivos com sistema IOS, o processo é muito mais simples: basta ir até “Ajustes > Notificações” e desativar a opção “Mostrar Pré-visualização”. Assim, o conteúdo não é mostrado e somente a palavra “Mensagem” será exibida, quando algo novo chegar até você.

.

A dica mais simples: arquivos de visualização única

Esse é, comparado às outras opções (que nem por isso deixam de ser importantes), o procedimento mais simples de ser feito. Uma função nova no Whats, a visualização única permite que ao a outra pessoa abrir o arquivo enviado, o mesmo se exclua automaticamente da plataforma, ou seja, nunca mais seja visualizado. Tudo que você enviar, até mesmo informações confidenciais, como de bancos, não constarão novamente ali, se enviadas como visualização única. Basta selecionar o arquivo de mídia desejado e, assim como mostrado abaixo, há a opção de “1”, que significa visualização única. Clique sobre ela.

Depois de selecioná-la, bastará clicar em “Ok”, na janela de aviso e enviar o arquivo. Não há segredo, uma vez que o funcionamento e uso é simples.

E se quer receber mais dicas como essa, todos os dias…

Inscreva-se no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, trazemos dicas diárias de software, gestão de empresas e MUITO mais. Confere aí! Valeu e um grande abraço.