fbpx

10 coisas que seu smartphone já substitui!

A era da transformação tecnológica e digital possibilitou algo que já era previsto e desejado há muitos anos: a facilidade e mobilidade de se ter várias coisas em um só lugar. Seu aparelho celular faz a função de outros itens antigos, como mapas, tocador MP3, bússola, máquina fotográfica e vídeo games.

O que ilustra muito bem essa ideia é lembrar das viagens feitas antigamente. Imagine que, antes, se você quisesse viajar e utilizar todos esses itens, deveria carregá-los em outro local. Hoje, com um bom aparelho celular, tem tudo isso e muitas outras funções.

Por isso, vamos listar 10 coisas que seu aparelho celular já substitui, algumas bem óbvias, outras talvez nem tanto. Acompanhe tudo isso, nos itens a seguir.

GPS

Os aparelhos GPS passaram a fazer muito sucesso nas duas últimas décadas. No início, um recurso que poucos utilizavam e, nos anos mais recentes, tornou-se algo quase que normal e amplamente utilizado por todos. Sendo tão importante, é claro que seria questão de tempo surgirem adaptações dele para o celular, ainda mais por sua diversidade de usos: serve tanto para uma saída na cidade, quanto para uma aventura país afora.

O sucesso dentro dos smartphones dessa função é tanto que algumas montadoras já produzem carros com opção de adição de suporte para celular, para utilização mais tranquila desse tipo de app.

Câmera

Essa foi umas das primeiras funções que, junto da invenção do telefone celular, já estavam disponíveis. Muito importante, a câmera dos smartphones evoluiu muito nos últimos anos: hoje, alguns aparelhos superam com facilidade algumas das câmeras disponíveis para compra no mercado de eletrônicos em geral.

Uma grande tendência é que, com o passar dos anos, as câmeras sejam definitivamente substituídas pelos celulares, num processo gradual e acelerado.

MP3 – iPod

Há ao menos 16 anos já existem celulares que tocam música. Alguns dos primeiros com essa função, o Nokia N91 e os da Sony Ericsson foram considerados revolucionários na época por conta disso. Por outro lado, hoje em dia essa se tornou uma parte quase que obrigatória dos celulares: existem vários serviços de streaming, como o Spotify, ou o Resso que cumprem muito bem com a disponibilização de várias faixas, de milhares de artistas.

Se a pessoa possui no carro a função de bluetooth, então, o celular acaba por substituir pen drive, cd, cabo auxiliar e inúmeras outras ferramentas que, provavelmente, ficarão no passado em um futuro não tão distante.

Televisão

Demorou um pouco, mas hoje em dia um aparelho celular possui todas as características básicas de uma televisão, saindo na frente ainda pela questão da mobilidade. Também aqui existem excelentes serviços de streaming disponíveis, como Netflix e HBO Max, que disponibilizam um catálogo vasto e amplo, acessível diretamente dentro do seu celular.

Ensino de idiomas

Claro, o ensino em geral ganhou (e muito) na era da transformação tecnológica/digital. Mas vamos ilustrar isso melhor com um exemplo bem específico, que é o ensino de idiomas.

Além de poder entrar em vários sites de ensino, existem aplicativos excelentes que cumprem bem com essa função, tendo como grande exemplo o Duolingo. Você pode aprender um novo idioma dentro do ônibus, ou deitado no sofá, por exemplo. As possibilidades são inúmeras.

Câmera de vigilância

Essa opção vai mais de encontro às pessoas que possuem um telefone celular sem uso. Sim, ele pode servir como câmera de vigilância para você. Com alguns apps que disponibilizam essa possibilidade, você sincroniza tudo para vigilância constante. Claro, vai depender se o seu celular reserva pode suportar essa opção, mas é possível.

Ponto de táxi

Quando surgiu o Uber, um dos primeiros apps de transporte urbano, muitas críticas (sobretudo de empresas de táxi) vieram. Se questionava quais os efeitos do app na economia, o modelo de trabalho dos motoristas, entre tantas outras coisas. Hoje, esse tipo de aplicativo se mostrou muito eficaz, sendo que o próprio Uber possui inúmeros concorrentes de peso. A ideia é simples: você pode chamar um carro de onde estiver, desde que tenha conexão com a internet.

O que é muito legal: a rapidez de todo o processo, bem como os valores que se mostram, inúmeras vezes, muito acessíveis à população em geral.

Videogame – Console

Os celulares das últimas gerações são excelentes substituintes para os consoles de videogame. Alguns até superam especificações destes últimos. Muitos jogos, com gráficos e jogabilidade excelentes, estão disponíveis para download. É claro: os celulares dificilmente vão superar os clássicos consoles, mas já garantem uma excelente diversão.

Menu de delivery

Os menus de delivery já se encontram em um passado distante. Ainda existem, mas não na proporção que se tinha antigamente. Os tempos mudaram muito e, hoje, é possível pedir inúmeras refeições da sua cidade via aplicativos, como o IFood e o Aiqfome.

É muito mais prático entrar no app, escolher qual o estabelecimento e fazer seu pedido, do que se deslocar fisicamente até o local – na pandemia, então, esses apps tiveram um crescimento de uso enorme, sendo que o IFood viu sua demanda crescer mais de 150% nesse período.

Imagem de Macrovector

Previsão do tempo

Claro, ainda existem apresentadores do tempo, assim como previsões via televisão ou rádio. Porém, é muito mais fácil procurá-las via celular, sendo que para isso existem inúmeros aplicativos super confiáveis e que trazem atualizações em tempo real.

Basta escolher os melhores avaliados – o Climatempo, por exemplo, traz inúmeros outros benefícios além da previsão, como índice de raios UV, risco de gripe, ou de proliferação de mosquitos.

Outra coisa que você só encontra em smartphones…

É o nosso canal do Telegram, no qual você se inscreve clicando aqui. Nele, você terá acesso a dicas diárias e semanais e fica atualizado em todas as novidades da Visual! Confere aí, não vai se arrepender.

Autoria da imagem destacada: fullvector