fbpx

Pix: Banco Central deseja ampliar funções do seu serviço de pagamento

O Banco Central tem o desejo de ampliar os serviços relacionados ao Pix, com mais duas novas opções, que poderão ser logo adicionadas: o Pix Troco e o Pix Saque. As duas serão desenvolvidas especialmente para retirada de dinheiro em estabelecimentos comerciais. Seguindo as próprias palavras do BC, “a diferença entre os dois é que o Pix Saque é uma transação exclusivamente para saque, enquanto o Pix Troco está associado a uma compra ou prestação de serviço”.

Em que consiste o serviço? Os especialistas do Banco Central respondem isso no site oficial da instituição: “Na prática, a experiência do usuário é idêntica à de um pagamento via Pix: fará a leitura de um QR Code, autenticará o pagamento e comandará a transferência. A diferença é que, ao invés de receber um produto ou serviço em contrapartida, receberá o correspondente valor em dinheiro em espécie. Todas as pessoas que tiverem conta em uma das instituições participantes do Pix poderão utilizar os serviços”.

Um dos únicos detalhes que separa a concretização da proposta é a consulta pública que está sendo realizada com cidadãos brasileiros, iniciada no último dia 10 pelo BC. É interessante analisar esse fato, de que as pessoas serão consultadas sobre essas possíveis mudanças que podem ser realizadas, futuramente. Caso as opções sejam aprovadas, cada indivíduo terá o direito de fazer até 4 saques gratuitos por mês, com valor máximo de até R$ 500,00 por dia.

E a partir da 5ª transação?

“A partir da quinta transação, as instituições financeiras ou de pagamentos detentoras da conta do sacador poderão cobrar uma tarifa pela transação. Os sacadores não poderão ser cobrados diretamente pelos agentes de saque”, escreveu o BC em nota. Além disso, é importante lembrar que as regras e moldes da proposta podem mudar, de acordo com os resultados obtidos na consulta pública.

Ainda segundo a instituição financeira, as instituições comerciais poderão definir se vão querer os dois serviços, ou somente um deles; dias e horários de funcionamento; informações sobre os valores (exemplo: só múltiplos de 10), entre outras questões importantes.  

1

.

Referência textual: https://capitalist.com.br/pix-banco-central-pode-liberar-saques-gratuitos-com-limite-diario-de-r-500/

https://www.bcb.gov.br/detalhenoticia/17390/nota