Dia de feriado é sempre uma alegria para quem trabalha – ou não, dependendo da perspectiva. Nesse ano de 2021, com o objetivo de curar os estragos econômicos causados pela covid-19, alguns feriados se transformaram em ponto facultativo, isto é, deixaram de ter o caráter de obrigatoriedade. O empresário e investidor brasileiro tem que calcular muito bem quais as datas que trabalhará e não trabalhará, para não ter maiores danos na sua saúde econômica.
Em muitos casos, por exemplo, compensa trabalhar e focar nas vendas de um dia de pico, no qual se tem faturamento superior à outros 5 dias em que o comércio em questão se abriu. Por isso, uma avaliação estratégica é bem-vinda, nesses momentos. Para tanto, será necessário conferir os próximos feriados. Já passamos por alguns, como: 1° de Janeiro, Tiradentes; no próximo sábado, dia 1° de Maio, tem-se o Dia do Trabalhador. Veja os outros feriados desse ano:
Feriados e os obstáculos
A grande questão, que se põe para o empreendedor brasileiro durante os feriados, é se planejar para não obter números negativos no seu faturamento, tanto a curto prazo, quanto a longo prazo. É sempre bom lembrar que o trabalho nos dias de feriado rende ao trabalhador 100% do seu salário, por hora trabalhada. Muitas vezes, o melhor é simplesmente conceder o dia de folga aos colaboradores.
Conceder folga pode parecer, num primeiro momento, algo negativo. Mas é bom lembrar o contexto de pandemia que se vive: o funcionário ganha em motivação quando tem um descanso. É o que se chama ganho motivacional: descanso que gera mais produtividade, posteriormente, nos outros dias trabalhados. O elemento diferencial, em relação aos feriados restantes desse ano, que fará algumas empresas manterem a própria saúde financeira em estabilidade (ou não) está no planejamento que será feito.
Fazer um equilíbrio, entre dias que devem ser trabalhados, é a grande questão. Tudo depende, em certa medida, da forma como a empresa, em si, trabalha: algumas fazem acordo em horas com os colaboradores, outras pelo sistema de banco de horas. O que importa mesmo é se planejar, isso dentro da própria realidade interna.
Algumas dicas para se planejar bem…
Antecipação e cuidado. O primeiro termo, em relação aos fornecedores: negocie preços, avalie o que pode ser mais rentável para seu estabelecimento e se organize, para não ter faltas no estoque em datas comemorativas de vendas; o segundo termo remete ao seu estoque: cuidado com o excesso de itens desnecessários, que só ocupam espaço importante.
Outras medidas importantes são: planejar um calendário promocional diversificado, bem como sempre comunicar tudo com antecedência aos seus clientes. O calendário te ajuda a se organizar melhor para as datas estratégicas de vendas – dia das mães, dia dos namorados, etc. Não só se organizar, como também preparar promoções e um ambiente temático, que lembre o que se é comemorado naquele dia. A Comunicação do cliente se dá, sobretudo hoje em dia, via redes sociais: investir no segmento das mídias, principalmente no Instagram, considerada a rede do momento, pode turbinar seu comércio. Veja abaixo as datas comemorativas restantes de 2021 (a partir de Maio):
E se a dica de hoje foi útil para você, e deseja receber mais dicas diárias como essa, inscreva-se no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, você tem acesso exclusivo à tudo que produzimos relacionado à software, gestão de empresas e muito mais. Valeu e um abraço.
Autoria da imagem destacada: pch.vector, em freepik.com.
Inspiração textual: Blog Conta Azul