Muitas vezes, se vê uma confusão nos termos “faturamento” e “lucro”, de forma que alguns digam que eles significam as mesmas coisas. Na prática, as coisas não se dão dessa forma e os dois tem diferenças essenciais.
Antes de falarmos, efetivamente, sobre o assunto principal do dia de hoje, vale ressaltar que a economia mundial tende a crescer muito esse ano – segundo dados do FMI (Fundo Monetário Internacional), a economia global no nível dos 5%, enquanto que a brasileira em, aproximadamente, 3%, ou seja, números muito melhores que os do ano passado, que foram negativos em quase todo o globo.
O que é faturamento e o que é lucro
Imagine todo aquele montante que você acumulou em um mês, sem os devidos descontos, ou seja, de forma bruta. Tudo aquilo, por exemplo, que foi vendido, ou os serviços prestados em um período. Isso é o faturamento. Os lucros, por outro lado, vão muito além disso e para sua devida soma, será necessário incluir os descontos que você tem em despesas, dívidas, impostos, etc. Simplificando o conceito, lucro seria aquilo que sobra após todos os devidos descontos.
E é aí que pode entrar a ilusão, ou enganação com números, porque um alto faturamento não quer dizer, necessariamente, que há crescimento, lucro, ou a tão sonhada expansão do seu comércio. Muitas vezes (não poucas), os números não correspondem à realidade da coisa.
Os números podem enganar
Números nem sempre correspondem à realidade e isso é um fato. Isso porque, como apontado acima, lucro e faturamento são distintos. Para que seja calculado se os valores gerados estão no patamar estabelecido, será necessário, por exemplo, que seja feita uma conta muito detalhada de todos os seus custos fixos (gastos que você tem de pagar, independente do quanto for vendido no mês e no ano) e dos seus custos variáveis (despesas que variam de acordo com a quantidade de produtos e serviços vendidos, como as contas de luz e de água).
Após saber, detalhadamente, quais os custos fixos e variáveis, e também o faturamento detalhado, será necessário descontar todos os compromissos a serem pagos também com sócios – se existirem. O que sobrar disso, chama-se lucro líquido, ou a sobra real do que foi faturado, quando comparado às suas despesas. É por esse motivo que números podem enganar: ao analisar somente o faturamento, enganos podem acontecer e fazer com que você feche o mês no vermelho.
Investir em um software de gestão pode ser o começo da sua transformação!
Com um software de gestão especializado, será possível ter controle financeiro total, de tudo que acontece (e do que acontecerá, também) na sua empresa. Com o MyCommerce, por exemplo, você tem um menu de financeiro completo, que abrange elementos simples e complexos, necessários ao seu dia-a-dia, e que não vão te deixar na mão na hora de fazer o fechamento do mensal. Por isso, entre em contato conosco, pelo tel (46) 3532-2005, ou pelo site visualsoftware.inf.br. Estamos te esperando. 😎😉