O atendimento pessoal é um dos grandes diferenciais na relação com cliente. Como já dito em outro texto do nosso blog, nenhum cliente gosta de ser tratado como “mais um”. Nesse sentido, é sempre importante buscar aperfeiçoar a maneira como se dá a relação individual com o cliente, o qual é responsável não só por comprar de você mas, sobretudo, por divulgar sua empresa/marca/produto para outras pessoas.
A ideia do que é o atendimento pessoal é simples de entender: toda forma de atendimento que visa dar um espaço privilegiado, reservado, para ouvir as dores/dúvidas do cliente. No site da Visual Software, temos um exemplo de atendimento pessoal, no canto inferior direito da tela, onde é possível iniciar um chamado com nossos especialistas, clicando no ícone azul de chat.
Agora, vamos partir ao que interessa: não basta realizar atendimento pessoal, se não houver qualidade. E hoje você vai aprender 4 segredos que podem te ajudar a melhorar seu atendimento pessoal, em todos os níveis. Confira-os a seguir!
Atenção exclusiva: o começo de tudo
É impossível pensar na qualidade do atendimento pessoal sem falar de atenção exclusiva. Isso porque, ao atender mais de uma pessoa, o risco é de atrasar demais o procedimento, assim como fazer o cliente perder a paciência e desistir do seu produto.
A realidade é a seguinte: as pessoas gostam de agilidade (e exclusividade) ao serem atendidas, sobretudo quando se lembra da correria que marca os dias de hoje. E é claro que um atendimento rápido e exclusivo faz com que se tenha boas avaliações futuras.
Relacionamento com o cliente: o que é isso?
Muitos se enganam ao pensar que relacionamento com o cliente se resume ao momento em que é realizado o atendimento pessoal. Muito pelo contrário, é um processo que envolve desde a etapa do primeiro contato até partes posteriores.
Que partes, ou etapas, seriam essas, que vem depois da venda? São aquelas que geram a conexão, que criam o vínculo duradouro, sendo um grande exemplo disso as pós-vendas. É por meio das pós-vendas, por exemplo, que se torna possível criar o vínculo que trará o cliente novamente na sua loja, para outras compras, por exemplo. Tudo que você faz, depois da venda, com o intuito de lembrar do seu cliente, torna-se valido e um poderoso aliado.
Esteja em todas as frentes possíveis
Estar em todos os meios de atendimento e canais possíveis: um dos maiores desafios de quem trabalha com atendimento personalizado. Hoje em dia, com a variedade de pessoas e modos de ser, os canais de atendimento são vários, não se restringindo somente ao presencial, emails, etc, como se vê grandemente.
Tendência consolidada, por exemplo, é investir no atendimento via WhatsApp, Telegram e afins. Importante, nesse sentido, é tentar centralizar todos os canais em um só – fazer com que o email e o Facebook levem ao WhatsApp, ou ao Telegram da empresa, por exemplo.
A técnica da humanização
Na verdade, isso deveria ser regra, algo obrigatório em todo e qualquer atendimento personalizado. Por que? Pense em duas situações: na primeira, você é atendido por alguém de forma mecânica, praticamente automática; na segunda situação, há toda a preocupação do atendente em entender seu lado como cliente.
A primeira situação, com toda certeza, vai gerar lembranças não tão boas no cliente, isso é certo. Já o atendimento humanizado, próximo e que busca ouvir o cliente, é um diferencial, uma vez que não são muitos que se preocupam com a humanização do atendimento, isto é, compreender o cliente, suas dores e o que pode ser melhorado para otimizar sua experiência.
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