Os principais obstáculos do varejo nos próximos anos

O mundo está mudando a todo instante, essa é uma verdade inevitável. Novas formas de agir surgem e tomam o lugar das antigas. Diante disso, todo e qualquer varejista se pergunta: “de que modo vou ser afetado com todas essas mudanças?”. Grande pergunta, que levanta muitos outros questionamentos.

Saber como a rede de varejo será afetada por novas tendências, conceitos e etc. é o início para toda adaptação essencial, que tenha de ser feita com urgência. Vejamos, agora, os principais obstáculos e objeto de atenção para os varejistas nos anos futuros.

1 – Conhecer o perfil dos novos consumidores

Mudanças também geram transformação, no perfil das personas que se tem como alvo. Hoje em dia, há uma mescla no “jeito” dos consumidores: até mais ou menos 10 anos atrás, as pessoas não abriam mão do chamado “atendimento tradicional”. Hoje, por outro lado, temos um número massivo de pessoas da chamada “Geração Z”, ou seja, aquela que resolve problemas complexos com apenas 2 cliques, sem ajuda de ninguém.

A conclusão (parcial) que temos, é a seguinte: há uma mistura muito grande de pessoas, com distintas formas de comportamento. Mas a tendência é que, nos próximos anos, um número cada vez maior (impossível estimar exatamente) se aproxime da categoria que consegue “se virar sozinho”, em todos os sentidos da tecnologia.

Esse novo tipo de consumidor (mais independente) também revela outra área de atuação, à qual o varejo terá de adaptar: a cultura mobile, dos aparelhos sem fio, como celulares, por exemplo. Estar em todos os lugares, com todos os tipos de pessoas, em várias plataformas (lojas virtuais, por exemplo) ao mesmo tempo.

2 – Unir plataformas de vendas e atendimentos

Resultado da mudança de mentalidade e traços de personalidade das pessoas é a busca por mais agilidade ainda. Quanto mais tranquila for a acessibilidade ao produto, assim como o atendimento, maior atração de clientes será gerada.

Aqui, um dos maiores desafios nem será tanto a unificação em si (já que hoje em dia existem vários meios e ferramentas para isso). O problema real será garantir a mesma qualidade em vendas e atendimentos. Chegamos até o outro ponto importante: não basta estar em tudo, também é importante chegar com qualidade.

3 – Qualificação contínua da equipe

Treinamento. Essa é a palavra que caracteriza toda e qualquer grande equipe. Isso, por sua vez, requer investimento. Com toda certeza, esse é um dos pontos-chave no futuro: “meus colaboradores estão antenados nas tendências, novidades e modernizações, ou seja, naquilo que é necessário saber para atender meus clientes, da melhor forma possível?”.

Atualmente, o conhecimento se encontra democratizado e espalhado por todos os lados. A questão é como fazer chegar tanto conhecimento/experiência/técnicas inovadoras aos seus funcionários. Youtube, workshops, ou as várias plataformas online existentes (como a Udemy, por exemplo)? Tanto faz! temos muitos caminhos disponíveis aí.

4 – Inovação e criatividade

Vamos falar de uma realidade que é inegável: hoje em dia ninguém vende somente produtos, mas sobretudo valores e criatividade. Em tempos passados, bastava uma empresa ser de grande porte e teria seu sucesso futuro praticamente garantido (a marca era o que mais valia). Hoje, os parâmetros mudaram. Aí vai um exemplo.

A Tesla, montadora de veículos elétricos, foi fundada em 2003. Nesse período, empresas como GM, Ford e Chevrolet estavam no topo dos valores de mercado e produção. A partir de 2019-2020, esse cenário se inverteu de forma drástica: a Tesla vale, hoje, quase 1 TRILHÃO (SIM, TRILHÃO) de dólares, o que equivale à um valor superior que o das 13 maiores montadoras de veículos do mundo juntas.

Agora você se pergunta: “o que a Tesla tem a ver com o que estamos falando?” TUDO! Eles inovaram, trouxeram novos conceitos para carros elétricos, tanto em valores quanto em qualidade. Aplicando isso ao varejo, fica a reflexão: deve-se conhecer novas tendências, conceitos diferenciados, outros horizontes. Assim, o sucesso empresarial é garantido.

O começo de toda mudança é contar com um sistema de gestão qualificado. Sem isso, é praticamente impossível dar outros passos necessários. Por isso, entre em contato conosco e conheça nossas soluções para gestão, pelo tel (46) 3532-2005, ou pelo site: visualsoftware.inf.br. Isso, claro, se você deseja contar com um sistema especialista em gerar mudança e transformação 😉.

Referências:

https://blog.nortesys.com.br/gestao-empresarial/4-principais-desafios-do-varejo-para-os-proximos-anos/

https://cndl.org.br/varejosa/os-desfafios-do-varejo-para-alem-de-2021/