Os 6 segredos para se tornar um vendedor de sucesso

Vamos concordar: não é fácil ser vendedor hoje em dia. O mercado exige cada vez mais habilidades, informações e muitas outras coisas. A adaptação tem de ser constante e, de um jeito ou de outro, quem não busca novos conhecimentos acaba ficando atrasado.

Pensando em te ajudar, preparamos algumas dicas e habilidade que consideramos essenciais, para que assim você possa acrescentar novas características ao seu perfil de vendedor. Talvez você já conheça algumas, porém sabemos que tudo pode ser útil e positivo, tratando-se de conhecimento, não é mesmo? Então, vamos lá.

1 – Conheça o produto que você vende e para quem será vendido

É impossível convencer alguém a comprar algo que nem mesmo você conhece. O poder de persuasão para a venda vem de um conhecimento técnico anterior, do seu produto ou solução. Sem isso, é impossível aumentar suas habilidades de vendas, assim como convencer alguém de que comprá-lo é o melhor a ser feito.

Em marketing, utiliza-se o conceito de persona, para definir a representação ideal do cliente, de forma mais humanizada e personalizada. Conhecer sua persona é o início de tudo. Trace suas principais características e defina seus desejos, motivações e valores principais.

2 – Crie etapas para sua venda

Claro que a inspiração do momento pode ser essencial para que você convença seus clientes a comprarem o seu produto. Entretanto, é sempre bom se basear em um plano que te dê garantias e segurança, nos momentos decisivos da negociação. Sem isso, qualquer um fica dependente da sorte, e convenhamos que a sorte nem sempre vai estar do mesmo lado, em todos os momentos.

3 – Conheça a área que você atua

Quando falamos aqui de conhecimento de área, isso vai além do conhecimento técnico, citado anteriormente. Aqui, há também a necessidade de se investir em cursos e especializações, por exemplo. Outro elemento importante é estar atento à outras pessoas/empresas da sua área que surgem: seus preços, ideias, entre outras coisas.

4 – Organize-se

Sem organização, é difícil (até mesmo impossível) iniciar qualquer grande tarefa, ou empreendimento. Não é um segredo mágico, é pura realidade: sem organizar suas tarefas e compromissos, provavelmente atrasos, perdas de horário e descontentamento de clientes e equipes de venda surgirão.

Por conta disso, tenha a organização sempre como uma das chaves para atingir o seu sucesso pessoal.

5 – Invista em si mesmo

Conhecemos muitas pessoas que, ao terem uma excelente oportunidade de crescimento pessoal (curso, workshop, capacitação técnica) utilizam a mesma desculpa: “eu vou gastar”. Isso é um erro, pois o dinheiro utilizado na expansão do seu conhecimento não é um gasto, mas sim um investimento, que te trará retorno por muitos e muitos anos.

É como diz aquele velho ditado: “as pessoas podem te tirar tudo. Dinheiro, carro, bens materiais. O conhecimento, porém, ninguém pode”. Invista em si mesmo. Vale a pena.

6 – Crie metas

Metas são a melhor forma existente para se atingir um grande objetivo, de maneira mais rápida e ágil. Com metas, torna-se possível chegar até um caminho, com metade do tempo e espera que se levaria, normalmente. Como e quais metas estabelecer? Depende do que deseja para si mesmo. E isso, somente você pode saber.

Gostou das dicas de hoje? Se sim, inscreva-se no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, te atualizamos, diariamente, com dicas de software, internet e gestão empresarial. Valeu e um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *