Seu celular aquece muito? Veja como acabar com esse problema!

Falhas e malwares: dois nomes muito conhecidos de usuários de smartphones.

Problemas com aquecimento do celular se tornaram muito comuns nos últimos anos: quanto mais funcionalidades e aplicativos, mais sobrecarga do sistema, e pior ainda se for um aparelho obsoleto, com alguns anos de uso.

O aquecimento, além de ser perigoso em primeiro lugar para a sua vida, também fará com que a vida útil, desempenho e bateria do celular diminuam consideravelmente. Por isso, vamos disponibilizar para você algumas dicas, consideradas essenciais para você cuidar melhor do seu aparelho.

Fatores que geram aquecimento do celular

Antes de falarmos sobre as soluções, vamos abordar os principais fatores que podem gerar o aquecimento no seu smartphone.

O primeiro deles se encontra em malwares: são vírus, que comprometem o desempenho do smartphone e abrem brechas para hackers roubarem seus dados, como senhas de bancos e contas em aplicativos importantes.

Falhas em aplicativos também são comuns e recorrentes. Muitas vezes, por conta de alguns erros no desenvolvimento da aplicação, surgem inconsistência com o sistema. Pode haver aquecimento nesses casos.

Outro problema de aquecimento, relacionado à aplicativos, está no acúmulo de apps pouco utilizados. Consomem muita memória e não possuem uso efetivo, como alguns que já vem pré-instalados no celular.

Baterias e carregadores podem dar problema sim. E isso é mais comum do que você pode pensar.

O último dos problemas pode estar na bateria/carregador. Aqui, os problemas acontecem por vários motivos: tempo de uso; queda na água; queda no chão. Por isso, é sempre bom checar se principalmente o carregador está em boas condições de uso.

Soluções simples e fáceis

Em caso de vírus, recomendamos a limpeza de arquivos do celular, ou até a formatação do mesmo. Lidar com vírus é correr riscos, ainda mais se o aparelho em questão for empresarial. Sempre lembrando que, em caso de formatação, é recomendável manter seus arquivos principais salvos em backup, para a restauração futura.

Em relação aos aplicativos, existem muitas soluções viáveis. A primeira: exclua aqueles que não estão em uso, pois eles ocupam um espaço desnecessário no seu sistema. Outra solução: deixe sempre os apps atualizados e feche aqueles que estão em segundo plano no celular. Isso já ajuda muito.

Sobre carregadores/bateria: as alternativas são simples. Caso a troca do carregador não resolva o problema e a bateria continue a esquentar, o mais recomendável é levar o aparelho para a assistência técnica.

Por fim, também recomendamos que, se possível, seja diminuído o brilho da tela. Outra dica útil é desabilitar aquelas funções que, no momento, não estão sendo utilizadas – como Wifi, Dados móveis ou Bluetooth. Todas elas ativadas, juntas, geram um extremo aquecimento do aparelho.

Se as dicas de hoje foram úteis para você, siga nos acompanhando pelo nosso canal do Telegram, clicando aqui. Lá, trazemos dicas diárias para o uso do seu software.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *