Devido ao número de inadimplentes nos dias de hoje, surgiu a necessidade da utilização de estratégias para tornar o processo de recebimento de valores mais eficaz, entre elas, está a estratégia de cobrança por WhatsApp.
Você sabia que essa ação já é reconhecida pelo Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) desde que não seja realizada de forma abusiva? Ou seja, enviar várias mensagens no mesmo dia, usar textos que podem ser interpretados de forma ofensiva ou mesmo enviar mensagens sem saber se aquele número ainda continua pertencendo ao devedor.
Além disso, vale ressaltar que o WhatsApp se trata de uma ferramenta barata e popular, que atinge bilhões de pessoas pelo mundo! Então eu te pergunto, porque não utilizar essa ferramenta a favor do seu negócio? Como dizem: “O cobrador deve estar onde o devedor está!”.
Foi pensando nisso que a Visual Software desenvolveu mais uma integração, disponibilizando a conversa pelo WhatsApp de forma simples e rápida através da nossa “Central de Cobranças” no MyCommerce, tendo todas as informações necessárias em um único lugar! Com isso não existe mais a necessidade de gravar todos os números de telefone de cada cliente por exemplo.
Em seguida, vamos descrever alguns modelos de textos de cobrança que podem ser utilizados pela sua empresa:
“Bom dia, NOME DO CLIENTE! Esta semana estamos com uma Campanha Super Especial de Regularização!
Foi autorizada somente para esta semana! Me confirme seu CPF para poder te passar as condições!”
“Caro Sr.(a) NOME DO CLIENTE, na próxima terça-feira (01/10) vencerá a parcela nº 09 de suas compras em nossa loja! Efetue o pagamento em dia para garantir seus pontos! Qualquer dúvida estamos à disposição.”
“Caro NOME DO CLIENTE, consta uma mensalidade em aberto do mês “X”, existe alguma previsão de pagamento para que eu possa estar realizando um novo agendamento?”
“Caro NOME DO CLIENTE, relatamos uma mensalidade em aberto do mês “X”, gastaria de verificar se você recebeu o boleto, ou teve algum problema no pagamento? Estamos a disposição para regularizar a situação.”
Finalizando, para aumentar a qualidade da cobrança você deve lembrar que o devedor está com o celular na mão. Portanto, qualquer sequência de ação que você deseja pedir para o devedor tem que ser algo que ele possa fazer pelo celular. Por exemplo, pedir para ele imprimir um boleto não faz sentido nenhum, já que ele está no celular.
Seguindo essas dicas e contando com a automatização que a Visual disponibiliza entre o seu software de gestão e o seu Whatsapp, temos certeza que o seu time de cobrança estará sempre um passo a frente, alcançando os melhores resultados!
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, estamos pronto para atender você!