Checklist, ou “lista de checagem”, na tradução aproximada para o português, é uma excelente ferramenta para a organização de pessoas, empresas, etc. Pode atender à inúmeras demandas, sejam elas simples: organizar suas coisas para uma viagem, até situações empresariais complexas e detalhadas, como detalhar os problemas de um item que chegou para a manutenção ou conserto, como um computador, em uma loja informática, ou um carro, em uma oficina mecânica.
É sobre o segundo tipo de situação que viemos falar. Você sabia que suas ordens de serviço no MyCommerce tem a possibilidade de utilização do checklist? E com isso, você conseguirá detalhar toda a situação do objeto que chegou para manutenção, conserto, etc. Confira como fazer isso, no tutorial de hoje. Primeiro, vamos configurar essa opção, para utilizá-la depois na tela de ordem de serviço.
Com seu MyCommerce aberto…
Vá até o menu de “Cadastro > Complementares > Ordens de Serviço > Categoria de Objeto”. Dentro dessa tela, clique em “Adicionar” e cadastre as categorias de objetos que chegam para manutenção aí, no seu dia-a-dia. Você pode utilizar nomes mais genéricos, como “computador, celular, notebook”, ou mais específicos, tais como: “Notebook Dell, Iphone 7, Galaxy S9”. Veja um exemplo:
Nós cadastramos um “Celular S9”, somente a fins de teste. Após cadastrar o objeto, agora teremos que ir em outra tela, dessa vez para configurar o checklist que utilizaremos, isso em “Cadastro > Checklist”. Na janela que se abriu, clique no botão de “Adicionar”. A seguinte tela se abre para você:
Veja você que nós colocamos um nome (descrição) para nosso checklist, assim como o tipo de objeto referente à essa lista de checagem. Após descrevermos a pergunta, colocamos seu gênero (se é descritiva, ou de sim ou não), assim como deixamos ela na categoria de obrigatória, sendo que você define se ela é obrigatória ou não. Para inserir de vez a pergunta, clicamos em “Salvar”. Faça isso com todas as perguntas que deseja registrar no checklist. É possível registrar várias. Ao registrá-las, clique em “Gravar”.
Agora, sempre que você iniciar uma Ordem de Serviço (O.S), poderá fazer o checklist dos itens que chegam aí para conserto e manutenção, por exemplo. Aí vai um exemplo. Iniciamos uma O.S e, na tela para inserir as informações principais, clicamos naquele pequeno ícone branco, com um “V”, vermelho, ao lado da parte de “Objetos”. Com isso, se inicia nosso checklist:
Acima, você tem todas as instruções de como utilizar essa tela. Dando dois cliques em qualquer uma das perguntas, poderá respondê-las. Após terminar de respondê-las, será necessário clicar em “Gravar”, sendo que essas informações todas vão constar na impressão final da Ordem de Serviço:
Veja que na guia impressão final, constam todas as informações do checklist, de modo completinho. Agora, basta fazer o processo ensinado hoje aí no seu MyCommerce, para melhorar, cada vez mais, sua experiência de uso da nossa ferramenta.
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